sábado, 10 de março de 2012

“Antes eu te conhecia de ouvir falar; mas agora os meus olhos podem te ver.” Jó Capítulo 42, versiculo 5


Dependendo do contexto, a citação acima permite leituras as mais adversas possíveis. Saber fazer uma releitura e encontrar verdades subliminares é fundamental. As possibilidades de compreender essas verdades podem passar pelo Sacramental, pela Metafísica, pelo Pensamento Histórico e pelo Panteismo.
Muitos trabalhos foram escritos e conhecê-los para fundamentar a sua verdade é fundamental. Num tempo de relativismo é muito importante a apropriação do conhecimento para a reflexão e sensibilização critica deste assunto.

“Antes eu te conhecia de ouvir falar; mas agora os meus olhos podem te ver.” Jó Capítulo 42, versiculo 5

A experiência Mística nos leva a ter contato com o Absoluto e essa gera uma vivência que nos ajuda a compreender e a reinterpretar a visão de mundo e de humanidade.
Desse modo, o Misticismo jamais poderá ser visto pelo olhar de uma experiência sem parâmetros mensuráveis; pelo contrário essa experiência tem um significado e é fruto da Revelação do Verbo de Deus Encarnado que nos foi transmitida por suas palavras e sua vida na categoria humana. Podemos então perceber à beleza que repercute sobre a dimensão sensível e afetiva do nosso ser; que nos faz amar e compreender as outras pessoas, mesmo com as suas diferenças, suas inquietações, suas necessidades, suas queixas.
A Vida Mística é o resultado de uma vida contemplativa, essa relação profunda com Deus, mostra que aquele que busca persistentemente essa relação, não quer uma saída de si mesmo ou de suas atividades cotidianas; mas ao contrário, quer interagir justamente através delas e por elas na sociedade e no mundo.
Nesse sentido, para que o Cristianismo seja visto e vivido com toda a sua beleza, intensidade e inteireza; a Teologia e a Mística devem ser olhadas sempre juntas, se separadas, perde-se a riqueza e a natureza do cristianismo autentico.
Penso que se valorizo mais o Místico, posso ser: mais humano; compreensivo, pacifista, solidário com as pessoas que vivem ao meu redor. Lutar para abençoar alguém e ser o agente do Deus, O Eterno na vida das pessoas.

Um comentário:

  1. Muito edificante essa palavra pastor. Se quiser visite meu blog, abços.. PAz

    http://servoamigofilho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir