sábado, 10 de março de 2012

O Rosto Feminino do Reino

A questão envolvendo as diferenças de características e de atribuições destinadas à mulher na sociedade em relação ao universo masculino sempre foi motivo de questionamento. Que resulta não de fatores biológicos que a olhem como pessoa humana, mas sobretudo nas culturas de todos os povos e de todas as épocas, da qual a figura da mulher é associada à idéia de sujeição, pecado, mal, objeto de prazer físico do homem e com uma função específica, ser procriadora.
Uma das contribuições para as dificuldades vividas pela mulher, foi a interpretação dos textos bíblicos dada pela Igreja, na visão da Teologia Escolástica, que no período da Idade Média, associou as situações ligadas ao universo feminino ao pecado. Fato que Jesus não ensinou, pois nunca apresentou um evangelho dual, onde o masculino é valorizado em detrimento do feminino. Esse comportamento inclusive, contraria todos os ensinos de Jesus Cristo, pois nunca apresentou um evangelho dual, onde as pessoas seriam mais valorizadas se pertencessem ao gênero masculino, em detrimento ao feminino; sendo sempre claro nas suas mensagens e no seu ministério, ao oferecer uma proposta humana, igualitária e integradora. Neste sentido, Jesus restaura a condição da mulher e ela passa a ser vista na perspectiva da pessoa humana, com responsabilidades, oportunidades iguais as do homem.
Hoje, as mulheres estão assumindo muitas posições no contexto social, em funções anteriormente consideradas masculinas; mas a visão social ainda precisa ser ampliada e muito ainda precisa ser feito. Nesse sentido,deveríamos ter a visão de humanidade, compaixão e de solidariedade, exemplificada por Jesus; buscando sensibilizar aqueles que estão ao nosso redor para essa causa. Foram muitos séculos de discriminação e preconceito, e, essas questões devem continuar avançando para que haja um crescimento ainda maior no pensamento através de novas leituras que serão feitas do mundo.
A releitura da teologia levará a religião e a sociedade a melhoraram e valorizarem as relações entre a pessoa humana, pois revelarão o Jesus que carregamos dentro de nós. Jesus Cristo valorizou as mulheres, as honrou e as tratou de forma igualitária, esse é o exemplo a ser seguido. Posso cooperar  educando, ensinando e sensibilizando pessoas vivendo Cristo.
E em nome de todos os homens, pedimos que as mulheres nos perdoem pelo dano que lhes causamos durante todos esses séculos.

Pastor Isaias Lima de Menezes

Bibliografia:
Bueklt, Pe. Benjamin Gonzalez. O Rosto Feminino do Reino: rezando com Jesus e com as Mulheres, Trad. Maria Clara Luchetti Bingemer. Juiz de Fora: Editora Subiaco, 2007. 128 p

Nenhum comentário:

Postar um comentário