sábado, 30 de junho de 2012

Alô irmãos

A liderança dos ER do oeste Carioca estão mobilizados a construir um quarto grande para uma família de ÍNDIOS que moram em Paraty, dentro da aldeia indígena TRIBO GUARANI.
Lá tem um missionário da JMN que atua naquela região e tem evangelizado as pessoas daquela região e onde tem uma congregação, que fica fora da aldeia, visto que a FUNAI não permite ter igreja dentro da aldeia.
 
Porém, tem uma india que cuida de algumas crianças cujo pais morreram e ela tem a obrigação de cuidar dos menores.
A casa, de um quarto pequeno na aldeia, fica em lugar de risco e está caindo, tem uma barreira perigosa e que se demorar muito pode cair sobre a casa dela.
 
Então estamos construindo uma quarto onde as crianças com esta india poderão morar, na verdade é um grande cômado, já foi feita a fundação que custou os recursos que tinhamos disponiveis para este fim, já que a região que está sendo feita a onstrução exigiu forte fundação.
 
 
No momento temos que levantar as paredes e por telhado, cujo o valor total do material fica em torno de R$ 2.000,00 e precisamos ainda de pedreiros disponíveis a concluir a casa (quarto) para esta família.  As nossa previsão para mão de obra está em torno de R$ 1.000,00 pois o local exige grande esforço.
 
 
É possivel que sua igreja ou você possa nos ajudar com doações financeira e ou com mão de obra (pedreiro).
  As doações poderão ser encaminhadas para a PIB Em Santa Cruz e ou pelo nosso telefne 21 - 7894-6064 (Pr Elison) para ter informações.
 
Estamos certos que a obra do senhor está sendo feita,   poderão ter outras inforamções pelo facebook dos ER do oeste Carioca.
 
Deus abençoe aqueles que podem e desejarem contribuir com este precioso desafio social.
 
Pr Elison Amaral Leite  - PIB em Santa Cruz

terça-feira, 12 de junho de 2012

A liderança feminina.



Elas são mais delicadas, atenciosas e na maioria das vezes, até mais organizadas. As mulheres entraram no mercado de trabalho e desempenham papéis relevantes no meio empresarial, competindo, batendo metas e ocupando funções na direção de importantes setores empresariais. No setor público, alcançaram o alto escalão do governo federal, ocupam funções estratégicas nas forças armadas e na segurança pública. Também estão na produção dentro das fábricas, na construção civil, no comercio e no setor de serviços e em tudo que fazem, são mais zelosas que os homens.

O aumento do número de mulheres não se restringe somente ao mercado, na igreja elas são imprescindíveis e não podemos fechar os olhos para a mão de obra feminina, o que gradativamente vai mudando a visão de alguns setores eclesiásticos, embora ainda se perceba que há certa resistência.

Na gestão feminina, geralmente o que se destaca, é a forma do poder de persuasão, a liderança e a organização para formar equipes coesas. Nota-se o notável poder do convencimento, a delicadeza na abordagem de determinados assuntos e a capacidade de superar e romper as barreiras do preconceito. A mulher tem um diferencial que é a capacidade de quebrar paradigmas com muita habilidade e delicadeza; a razão desse avanço está na mudança da escolaridade, a mulheres dos nossos dias avançaram muito e ocupam a maioria das vagas oferecidas nas universidades brasileiras; certamente elas conquistarão muitos outros espaços, por competência, aliada as qualidades de gênero.
Não descarto uma possível liderança feminina, nem considero que exista profissão permitida por gênero. Todos devem ter as mesmas oportunidades e nos casos de reparação social que já deveriam ter sido feita há muitos séculos, penso que se deva dar oportunidades diferenciadas.  A sociedade deveria reconhecer o mal que foi feito as mulheres durante todo esse tempo, quando somente poderiam ser vistas como cuidadoras de filhos e donas de casa. 
A única situação que as mulheres deveriam ficar atentas, mas acho que é o direito de escolhas delas, é quando estiverem no desempenho de suas funções; para se mostrarem fortes,  queiram importar comportamentos masculinos, e, ao perderam a feminilidade e a doçura, perdem a sua característica principal do gênero que ao invés de libertar e mostrar a mulher, a transforma num profissional masculino transfigurado de mulher.


.

Isaias Lima de Menezes

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Mulher Rixosa


Há um tipo de mulher citado no livro de Provérbios que temos visto circular com mais facilidade nos nossos dias: a mulher rixosa. Salomão fala da chatice dela e quanto a vida do marido, filhos ou quem estiver ao seu lado pode ser insuportável e compara: "A goteira contínua num dia chuvoso e a mulher rixosa são semelhantes.” (Pv. 27. 15). Fica falando a mesma coisa o tempo todo e irritando as pessoas, ou seja: “gotejar contínuo no dia de grande chuva", fica falando o tempo todo e o som da sua voz e as repetições daquilo que reclama deixa seus ouvintes irritados.
Salomão está falando daquele tipo de mulher que parece nunca estar satisfeita e faz questão de anunciar ao mundo a sua infelicidade. Adora envergonhar o marido, cobra dele responsabilidades o tempo todo. A pior delas é a do tipo ciumenta, pois não há como segurar a mulher rixosa quando ela acha que o seu marido é objeto do interesse de todas as outras mulheres presentes. Para ela qualquer situação já é motivo para dar o seu showzinho particular. Reclama de falta de atenção, se diz abandonada e o refrão, geralmente é sempre esse: “eu não casei para ficar sozinha”, ou “você precisa valorizar mais a família” e quando tenta colocar os filhos contra o pai dizendo “seu pai não se preocupa com vocês”. Essas palavras do refrão dela teria sentido, se a intenção fosse verdadeira; mas quando usadas para motivações pessoais, egoistas e com o intuito de manipular os outros, perde todo o sentido.
Salomão continua dizendo: "Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda." (Pv. 21.19).

A mulher rixosa vive reclamando o dia inteiro: reclama do trabalho doméstico, do trabalho secular, dos filhos e da igreja; só que ela não percebe que está destruindo a sua família. Na maioria das vezes, ela fala sem refletir, não deixa as pessoas responderem e depois cobra aquilo que tentou impor sobre os outros, dizendo que tudo foi combinado. Quando algum plano dela não dá certo, reclama dizendo que ninguém se interessou ou se esforçou. Todas as pessoas do seu circulo precisam assumir compromisso com ela, mas ela não assume compromisso com os outros porque tem muitos afazeres e as pessoas da casa dela não a ajudam.
Esse tipo de mulher está em todo o lugar; no trabalho, na fila do banco, no restaurante e responde a um meramente "Oi, tudo bem?" com "Ah, estou tão aborrecida com o meu marido. Ele ainda não consertou..., não comprou..., não reformou... não viajou nas férias..., sabe quanto tempo eu estou esperando.., e vai por esse caminho destilando sua melancolia”. A reclamação faz parte da sua vida normal; pois continua reclamando se compra, pois não comprou o que ela realmente queria; se conserta, não ficou muito bom, pois ele não consegue fazer as coisas direito; se viaja, mas não se esqueça de quanto tempo não viajamos e nem sei quando viajaremos outra vez; ela sempre tem alguma coisa para reclamar e essas reclamações sempre têm a finalidade de envergonhar o marido.
 É óbvio que o mundo também está repleto de homens e mulheres mal-humorados, que na maioria das vezes conseguem esconder seus sentimentos em público. Há cônjuges que com muita sabedoria se antecipam e resolvem os problemas quando percebem que a irritabilidade está chegando ao ponto de fazer o outro explodir. Quando então parece que a válvula chega ao limite, dispara e logo explana, não consegue disfarçar nem dois segundos e todo mundo percebe. Quando o homem tem esse comportamento, geralmente sua mulher tem um modo especial de controlar a situação, pois a ela é atribuído a doçura, o equilíbrio e o fino trato, mas quando ela é a agente, quem pode segurar uma mulher assim.
A Bíblia diz que “A mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém derruba, com as suas mãos” ( Pv. 14.1). Mas também diz que tentar reter a mulher rixosa é o mesmo que tentar parar o vento (Pv. 27.16), ou seja: impossivel. A Bíblia continua dizendo sobre esse tipo de mulher:”É melhor morar num lugar deserto ou numa casa onde faltem recursos materiais, do que num palácio com uma mulher rixosa.” (Pv. 25.24), portanto minha irmã, seja sábia e não mulher turrona e briguenta. Ninguém aguenta.
Mas graças a Deus que a maioria das mulheres, principalmente as transformadas pelo poder de Deus, não são assim.


Isaias Lima de Menezes