sábado, 1 de setembro de 2012

Livro do Profeta Jonas

Deus chama Jonas para pregar na cidade de Nínive e ele foge tomando um navio para Társis. Então Deus manda uma forte rajada de ventos e  uma grande tempestade açoita o mar. Os tripulantes do navio e seus passageiros temerosos clamam aos seus deuses e ao mesmo tempo, procuram entre eles o culpado. Ao ouvirem o relato de Jonas e descobrirem que havia desobedecido a Deus temem e a pedido do próprio Jonas, o jogam no ao mar que se torna em bonança.
Um grande peixe engole Jonas que fica em suas entranhas três dias e três noite, período que esteve em oração, confessando seus pecados e agora por causa da situação, deseja cumprir a missão que havia recebido. Por isso, Deus ordena e o peixe, obedece a vontade de Deus o vomita em terra firme.
Pela segunda vez Deus chama Jonas para pregar na cidade de Nínive, desta vez ele obedece; mas quem lê o livro percebe que ele não realiza o trabalho de boa vontade. Como prova, está o fato que a cidade normalmente seria percorrida em três dias e Jonas realizou a tarefa em um só dia; dizendo que em quarenta dias a cidade seria totalmente destruída, se o povo não se arrependesse dos pecados cometidos. Fez de má vontade. Como resultado, todos os ninivitas se arrependeram e Deus não destruiu a cidade. Jonas ficou decepcionado, inclusive com Deus, pois aquele povo tinha um histórico de violência contra as outras nações, principalmente contra o povo de Deus; por isso é que ele pouco se importava com aquela gente. 
Ao descansar a sombra da aboboreira, que mais tarde morre, Jonas aprende uma grande lição de amor e solidariedade; mostrando que todo ser humano não deve somente preocupar-se só com a natureza, mas também os seus semelhantes, mesmo com os que se comportam como nossos inimigos, Deus ensina que todos precisam ser alcançados pelo seu amor e graça.

Pr. Isaias Lima de Menezes