quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A ESPERANÇA SE ALIMENTA DA FÉ.



As pessoas que partiram para a eternidade sempre estarão vivas e presentes em nossas lembranças saudosas e neste sentido, nossa reflexão dessa semana irá destacar alguns aspectos importantes nesta linha de pensamento:
O cristão vive na dimensão profunda da esperança, que não se apresenta passiva e sem espírito de luta; mas que realiza sua missão orientando o presente com o seu olhar voltado para o futuro, o Reino definitivo que há de vir.
Neste sentido a esperança do cristão não é abalada e o ingrediente mais importante que fortalece essa esperança é a fé que impulsiona toda a nossa existência e não nos permite ficar desesperados em meio as angústias ou as frustrações da vida. A fé traz em si uma lucidez espiritual incrível, capaz de pacificar o nosso espírito, somente através da fé é possível viver a esperança cristã autentica.
A esperança fortalece dando vigor ao cristão e reequilibra o afetivo e o espiritual o tempo todo, dando sempre um novo sentido a vida. A falta de esperança abate, faz desaparecer o espírito de luta, retira a paz e pode levar ao desespero. A dinâmica da esperança articula vida saudável, fazendo com que a pessoa tenha uma felicidade perene, mesmo em meio às turbulências presentes, pois o turbilhão passa, mas a garantia da salvação e da presença divina conosco é sempre certa.
Na história do Povo de Deus, os profetas eram a voz de Deus pregando a justiça e o fim da opressão, mesmo em as situações de desgraças que surgiam; como os porta-vozes divinos os profetas são, antes de tudo, os mensageiros da esperança que revive nos desanimados a capacidade de se reerguer, ou seja, reativa a esperança. Essa esperança não é uma corrente positivista ou anulação da realidade, a verdadeira esperança compreende a realidade a realidade presente, denuncia e enfrenta o mundo contraditório, anuncia por meio fé  a mensagem de esperança ao mundo, a certeza que a vontade do DEUS que não mente há de prevalecer.
Assim, a esperança cristã é a expectativa da presença do Cristo nas nossas vidas, da vida eterna, da ressurreição definitiva junto a DEUS. Paulo afirma: “Os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós no futuro” (Rm 8,18).
A esperança cristã traz uma perspectiva de vida nova, na dimensão de Reino de Deus, estabelece a passagem da escravidão para a liberdade da glória dos filhos de Deus:
A esperança leva a perseverança e essa perseverança é que não nos afasta do compromisso assumido com a Missão que recebemos do SENHOR, não havendo acontecimentos desta vida que nos afaste de seguir até o fim; quem tem essa esperança não faz o serviço cristão somente por obrigação ou faz por fazer, faz boa mente e de coração alegre; pois confia que em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Pois está certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8.37-39)
Na dimensão da fé, se nos aprofundarmos no tema esperança, chegaremos à eternidade, pois “Se temos esperança em Cristo tão somente para esta vida somos os mais dignos de compaixão de todos os homens” (1 Corintios 15,19).
1 - Você tem esperança?
2 - Como você vive a esperança cristã?
3 – Dentro desse tema: O que precisa ser melhorado na sua vida?
Pastor Isaias Lima de Menezes