terça-feira, 9 de outubro de 2012

A Influência dos Problemas Familiares no Rendimento Escolar e na Vida do Aluno.



Os Especialistas da Educação sabem que os problemas familiares influenciam diretamente no desenvolvimento escolar dos alunos. Porém, apenas diagnosticar as dificuldades familiares não mudará o quadro; é preciso que se tome providencias, ajustando e orientando os pais, para que os resultados desejados na construção do conhecimento que esse aluno necessita sejam alcançados. São ações políticas didático-pedagógicas que precisam ser tomadas para a sua recuperação. Neste sentido os educadores como os agentes dessa ação transformadora, ao perceber essa relação de crise entre o aluno e a sua família, precisa construir uma relação de parceria entre as instituições família e a escola; essa relação precisa ser bilateral, com propósitos definidos, onde possam ser criados espaços para reflexão, troca de experiências; com intervenções pedagógicas planejadas e consistentes. A família precisa estar consciente e participar abertamente desse processo e nas situações onde somente a presença da escola, por si só não resolve; deve-se buscar a participação de uma equipe multidisciplinar, onde num primeiro momento Assistentes Sociais e Psicólogos, poderão fazer parte da parceria e num nível um pouco mais avançado, o Médico, o Advogado e outros especialista poderão se ajuntar a grupo de trabalho, se assim a situação exigir.
Reforça-se então, a necessidade dos educadores tomarem a iniciativa, uma vez que o senso-comum afasta a família dessa direção, e, juntos reflitam e construam essa relação para que juntos vençam o problema para que o aluno possa aprender e desenvolver-se melhor. Os resultados revelaram que essa parceria não é uma tarefa fácil, mas é possível, quando se procura as estratégias mais adequadas e viáveis

Palavras- Chave: conhecimento, escola e professores, família e parceria 

Isaias Lima de Menezes

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