segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Arte da Tolerância



Um estilo de vida que predomina hoje, principalmente nas grandes cidades, e marcado pelo corre-corre de inúmeras atividades, pelos congestionamentos no transito, pela superlotação dos ônibus, pelas longas filas de espera, e outros fatos que acabam deixando tensas as pessoas. Esta tensão muitas vezes gera explosões de ira e cenas de violência. Desenvolve-se a mentalidade do troco imediato. Não responder uma agressão à altura torna-se sinônimo de fraqueza. Por isso a convivência vai ficando cada vez mais difícil.
Neste ambiente que preconiza uma guerra não declarada, vivemos pressionados e induzidos de todas as formas a demonstrar esta mesma atitude de hostilidade, nos atritos que inevitavelmente surgem entre as pessoas. Por esta razão, é indispensável desenvolver a arte da tolerância. Ser tolerante não é algo automático, pelo contrario, requer disciplina constante no modo de agir e reagir.
A tolerância é indicador de grandeza de espírito, de autocontrole, mas sobre tudo de amor. Jesus sempre foi tolerante, mesmo quando agredido da forma mais cruel. O risco de sermos intolerante esta presente em todas as nossas relações: desenvolver a capacidade de escutar os outros, tentar compreender antes de acusar, evitar as conclusões apressadas, estar certos de conhecer todos os lados da questão apresentadas, aceitar o fato de que a razão pode estar com o outro, não abrigar desejo de vingança, reconhecer que os outros também têm o direito de errar, pensar bastante antes de falar e agir, sobretudo isso, amar os outros tanto quanto amamos a nós mesmos.
Se você ainda não é tolerante, procure desenvolver esta arte a partir de hoje, assim a vida será melhor, para você e para aqueles que convivem com você. Desenvolva a arte da tolerância.

(Autoria Desconhecida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário