sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Comer demais é Gula.


Diariamente somos alertados para os malefícios do tabaco, do álcool, das drogas e de outras substância químicas, mas ignoramos e negligenciamos os “dependentes da comida”. Até parece que nem soa bem, porque na verdade todos dependemos de comida; mas o que estamos querendo falar é da dependencia que não é saudável. Não precisamos de tabaco para viver, nem de álcool, nem de drogas, mas precisamos de comer. Ninguém vive sem comer!
A Bíblia fala-nos do pecado da gula e muitas vezes perguntamo-nos porque é que “comer um pouco mais” é assim tão grave!? O problema é que “um pouco mais” muitas vezes já é acima do “demais”
Ficamos chocados se um filho nosso acender um cigarro ao nosso lado, mas nem prestamos a devida atenção quando ele leva comida para o quarto e até acorda durante a noite para ir a geladeira!!! “Está na fase de  crescimento!” – dizem alguns.
Entre os adultos também há quem se debata com esta luta em relação à comida. Uns padecem de gula e muitos nem aparentam que comem exageradamente, porque são magros. Outro dia ouví alguém dizer assim: Fulano come demais, não engorda porque é ruim.
Uma das desculpas mais frequentes para quem não controla o apetite é dizer que é feio reparar no que os outros comem, que é falta de educação comentar a quantidade de alimentos que as outras pessoas colocam no prato. Sendo assim, os médicos e os nutricionistas são mal-educados, pois estão o tempo todo orientando seus pacientes para controlar a quantidade e a qualidade da comida, ou seja, ensinam-nos a ter uma alimentação saudável.

Pr. Isaias Lima de Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário