terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aconselhamento Pastoral

            O pastor, mesmo que não tenha qualquer treinamento; não tem o privilégio de escolher se irá ou não aconselhar o seu povo. As pessoas inevitavelmente trazem os seus problemas a ele, a fim de obter orientação e cuidado. Não é possível evitar o aconselhamento, para quem é ministro do evangelho, essa associação sempre existirá. A única escolha que o ministro pode fazer é aconselhar de maneira disciplinada e hábil, para isso o pastor precisa receber treinamento e dedicar-se ao estudo nesta área.
Existem situações que o pastor verifica que o assunto deve ser encaminhado para os especialistas nas áreas psicológicas ou medicas, neste caso não deve persistir aconselhando. O especialista é formado para tratar de situações, onde o corpo e a mente estão fora de sintonia.
            Algumas pessoas consideram ser desnecessário que se procure o pastor, para receber aconselhamento. Acham que ele tem outras coisas para fazer e não pode ficar ouvindo ou ajudando as pessoas resolverem os seus problemas e tentam afastar aqueles que procuram ajuda pastoral nessa área. Na verdade, quem pensa assim está equivocado, pois essa é uma das funções do ministro do evangelho, aconselhar e junto com aquele que necessita de ajuda, encontrar uma saída para a sua situação.
            O necessitado que acredita nessa gente, na ânsia de resolver o seu problema e sem ter com quem falar, acaba se desabafando com pessoas que passam uma imagem de experiência e confiança, mas que não possuem habilitação profissional. Geralmente essas pessoas são amigas, querem o seu bem; mas os seus conselhos nem sempre podem ser aproveitados, pois não foram preparados para o aconselhamento. O pior é que quando o necessitado se der conta e resolvem buscar a ajuda pastoral ou profissional poderá ser tarde demais.
            Portanto, compartilhar uma situação da vida é uma coisa normal para qualquer ser humano, mas buscar orientação para algumas situações que exijam os cuidados pastorais ou profissionais, não é aconselhável.
Concluo pedindo aos pastores; não espiritualize tudo, tem situações que o assunto da sua ovelha deverá ser encaminhado para profissionais mais capacitados.

           Pr. Isaias Lima de Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário