terça-feira, 8 de novembro de 2011

Diferenças Entre a Palavra Mentoria e Outras Palavras Parecidas

Ainda que a palavra mentoria não seja comum no Brasil, existem várias palavras conhecidas em diferentes contextos que expressam a essência de mentoria: coaching, assessoria, consultoria, aconselhamento, discipulado de líderes, líder pastoral e pai espiritual.  Nos parece bem usar esses termos de forma basicamente sinônima. 
 Ao mesmo tempo, uma e outra vez ajuda reconhecer que cada palavra tem uma conotação ou definição um pouco diferente.  Veja a seguir algumas pequenas distinções:
 Mentor: 1. Pessoa que orienta, aconselha, ensina ou guia de uma forma personalizada e individualizada;
Definição aprofundada: 2. Alguém que acredita em outra pessoa, enxergando possibilidades além do que ela percebe, apoiando e nutrindo-a, desafiando e alavancando-a para seu pleno potencial dentro dos propósitos de Deus.
 Coach: do inglês coach (técnico) responsável pelo treinamento, ou seja, preparação de pessoas em conhecimento, habilidades e técnicas.  Originalmente veio do campo esportivo, mas hoje se usa comumente como alguém que avalia, orienta e melhora o performance de executivos de alto escalão.  É um serviço de consultoria individualizada, bem divulgado no mundo empresarial.
 Assessor: um especialista num certo campo que orienta outros que querem exercer essa área ou inclui-la de forma eficaz dentro de seu trabalho.
 Consultor: um especialista, normalmente remunerado, para orientar um líder e sua empresa ou departamento para que funcione com alto rendimento.
 Conselheiro: uma pessoa, normalmente capacitada em como entender e ajudar as pessoas, que as ajuda a resolverem seus problemas pessoais, seja do passado ou do presente.  No mundo empresarial, às vezes um conselheiro subsidia profissionais em situação de mudança, decisões difíceis ou, simplesmente, angústias comuns ao alto escalão.
 Discipulador de líderes: um discípulo mais maduro que, através de um relacionamento comprometido e pessoal, ajuda outros discípulos de Jesus Cristo aproximarem-se mais dEle e assim reproduzirem.
 Líder pastoral: um líder com o papel de mentor junto com uma certa autoridade espiritual.  Se preocupa em cuidar das vidas e/ou ministérios de outros.  Sua autoridade normalmente não é organizacional e sim informal e relacional, no Espírito, funcionando através de interdependência e não imposição.  Pode funcionar no pastoreio de pastores como também dentro da igreja local, liderando uma equipe pastoral ou até uma célula ou grupo familiar.
 Pai (ou mãe) espiritual: tem o papel de líder pastoral junto com uma ligação espiritual de profundo amor, aliança e intimidade que só vem de Deus.  Levanta e orienta alguém com uma graça divina.  Pela afinidade, o seguidor tem a tendência de realmente refletir a visão, valores e caráter do pai/mãe espiritual de forma bem natural, sem se esforçar nisso.
 Às vezes ajuda fazer uma distinção entre um líder pastoral e um ministerial.  O primeiro orienta o seguidor nas áreas de sua vida espiritual e familiar, saúde emocional e suas prioridades.  O segundo focaliza a área ministerial, normalmente sendo um especialista nessa área.  A maioria dos pastores descobre na prática que precisam de mentores em várias áreas, já que ninguém é "omnicompetente".  Muitos procuram um líder pastoral e outro ministerial.  Outros descobrem que em certos momentos de sua vida quando querem crescer numa área ou habilidade especifica, procuram um mentor especialista para esse período de sua vida.
 Resumindo, em círculos evangélicos, normalmente usamos a palavra mentor para abranger todos os aspectos indicados acima.  Onde a palavra "mentor" é pouco conhecida ou nova, nossa experiência indica que ajuda usar a palavra "líder pastoral" como a mais abrangente e facilmente entendida por líderes da igreja. 
Fonte: MAPI – Ministério de Apoio a Pastores e Igrejas

Nenhum comentário:

Postar um comentário