segunda-feira, 30 de julho de 2012

Café dos Anjos


            O “Café dos Anjos”, embora a maioria de nós já saiba, é uma reunião que ocorre semanalmente, todas as segundas-feiras, de 9h às 12h, em uma Igreja da nossa região, envolvendo a AIBOC e REAL. Embora, quando há um convite fora destes limites, os Pastores também vão. O objetivo é ter um espaço onde os Pastores possam abrir o coração, ouvir e serem ouvidos. Orar uns pelos outros e, em especial, pelo Pastor e Igreja que nos recebam. Todos os Pastores estão convidados bem como convidar para que o Café dos Anjos seja realizado em sua Igreja.
            Algo a ser destacado é que, nesses encontros, o relacionamento entre os Pastores tem se fortalecido. Isso tem favorecido o intercâmbio entre Igrejas e Pastores bem como de Ministérios entre as Igrejas. Frequentar essas reuniões só traz benefícios para os seus frequentadores. Se, por acaso, você ainda não foi a nenhuma reunião, vá e tire as suas próprias conclusões.
            Um dos temas abordados, que tem no Pr. Francisco França como seu defensor, é o relacionamento. Realmente, o Pr. David Kornnfield em seu livro “O Líder que Brilha” aborda sete relacionamentos imprescindíveis na vida de um líder, seja ele Pastor ou não. Creio que seja do domínio de todos que não basta ter um título, no nosso caso o de Pastor, embora a bíblia o trate como um dom dado por Deus, e não título. Para que alguém desenvolva o seu Ministério com excelência (1Tm 3.1) ele deverá ter a habilidade de desenvolver relacionamentos comprometidos e saudáveis. Sem compromisso com aqueles que nos lideram, e com aqueles a quem lideramos, não existe a possibilidade de haver saúde no relacionamento. O máximo que alguém assim conseguirá é ser suportado, sendo alvo constante de oração.
            Ao longo da nossa vida, encontramos pessoas especiais, a quem chamamos de amigo do peito, amigo do coração, amigos sinceros. Amigos sinceros são pessoas que nos falam a verdade em amor, que querem o nosso bem e nos alertam dos perigos. No entanto, nem sempre um amigo consegue alertar o outro quando o vê em perigo. Isso acontece porque não existe um nível considerável de confiança, como também um coração aberto e disposto à correção. Qualquer coisa que se diga é vista pelo outro como ofensiva, ou é considerada uma crítica destrutiva à sua pessoa. Na realidade, isso acaba revelando falta de maturidade. Quando alguém escolhe outra pessoa como amiga, deve aceitá-la sem condições, guardar as suas confidências, promover o seu desenvolvimento espiritual e mostrar sempre que for possível a autoridade suprema de Deus e da sua Palavra em momentos de aconselhamento.
            Talvez seja por isso que encontramos tanta gente isolada e sem amigos. Assim sendo, voltando ao parágrafo de introdução, o Café dos Anjos exerce um papel tão importante para nós. Ali não existe perfeição, mas existe aceitação incondicional. Isolamento não é bom para ninguém. Defeitos? Eu tenho. Imperfeito? Eu sou. Limitado? Também. Mas, uma coisa eu digo: eu prefiro ser um Pastor com defeitos, imperfeito e limitado ao lado dos meus pares e sendo amado e aperfeiçoado por eles a estar perfeitamente isolado e longe deste convívio. O relacionamento, à medida que avança e madurece, cria amizades verdadeiras e sólidas que farão bem a todos favorecendo, assim a um relacionamento saudável.
Pense nisso e um forte abraço.
Pr. Luiz Roberto dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário