sexta-feira, 27 de julho de 2012

“Instrui-nos Senhor, pois Teu é o Reino”


“Instruir-te-ei e ensinar-te-ei, o caminho que deves seguir, e, sob as minhas vistas, te darei conselhos.”                                                                                                                             Salmos Mateus 5: 13
      Todos os processos formativos e educativos na Bíblia objetivam conquistar e defender a vida. Para alcançar este objetivo Deus enviou seu Filho e em seguida o Espírito Santo.
      Quando os filhos de Israel perguntavam a seus pais sobre a razão de suas práticas, eles respondiam com o fato histórico de sua libertação do Egito (Dt. 6). A eficácia da palavra somente pode ser vista quando se realiza na vida de seu povo. Não se pode ensinar a Palavra fora do contexto histórico. A Bíblia foi escrita para facilitar e aprofundar o processo de ensino e de conscientização; por isso, é a Bíblia o centro do processo de ensino-aprendizagem cristã. Ela foi formada dentro de determinado contexto e foi destinada a pessoas que viviam, e vivem, em determinadas condições existências específicas.
      Além da vida e da Palavra, um valor incontestável da educação cristã é a sua prática. A dinâmica da pedagógica da mensagem evangélica não pode ser confundida com a simples transmissão da fé e dos conteúdos cristãos. A mensagem precisa levar os indivíduos a um encontro com Jesus Cristo, o propósito não é apenas interpretar, mas transmitir (Mt 7: 21). Deus fez um pacto com seu povo, comprometeu-se com sua realidade, assumiu sua existência, acompanhou seus problemas, conheceu e simpatizou-se com a vida e os problemas de seu povo.
      Sendo assim, a educação cristã é um canal através do qual Deus está falando ao seu povo. Escutá-lo não significa ficar parado, passivo, mas exige uma resposta. Respondemos a chamada divina quando percebemos melhor a chamada de deus, essa chamada é para os educadores, os quais não estão procurando sua própria honra mas a daquele que os escolheu e os enviou (Jo 7: 16-17).
      Finalmente, a educação cristã não é, e não poderá ser, um processo individual, considerando que ela envolve todas as pessoas alcançadas; ela não pretende chegar apenas ao coração da pessoa, mas alcançar o coração do grupo social, da comunidade. Jesus esteve às voltas com um grupo, a quem enviou às nações para pregar, ensinar, batizar. Portanto, a igreja é a comunidade educadora para este tempo, e como tal deve rogar ao pai: “Ensina-nos os teus caminhos e não nos deixe sem Teus conselhos.”

Pr. Francisco Assis Pereira França

Nenhum comentário:

Postar um comentário